
Sandro Lopes
Gattaca
GATTACA (nome foi criado a partir das iniciais das quatro substâncias que compõem o DNA: Timina, Citosina, Guanina e Adenina) é um ensaio sobre o que poderia ser uma sociedade em que o destino das pessoas fosse pré-determinado cientificamente, em que não houvesse o mínimo espaço para a ação do indivíduo na construção de seu próprio futuro, uma narrativa sobre um futuro possível onde o destino de todo o ser humano dependesse do seu código genético.
Também é uma reflexão sobre como a ciência pode ser usada para legitimar uma hierarquia social com base em discriminações que já não se devem ao estatuto social, ao poder económico, à cor da pele, ao género ou opção social., mas ao potencial genético.
Mas o filme realça, igualmente, que cada pessoa é o resultado da interação complexa entre o seu património genético e o meio, sendo este determinante no desenvolvimento da personalidade e competências do indivíduo.
(baseado em http://www.unicamp.br/ifch/hz144/1S2000/Informacao_meio_controle/FilmeDanilo1.htm)
GUIÃO DE EXPLORAÇÂO DO FILME
1. O filme fala-nos de duas formas de conceção das crianças. Identifica-as.
O filme fala-nos de duas concepções das crianças (representados por dois irmãos Vincent e Anton): a natural que como o nome indica, é feita da maneira “normal”( a partir do amor entre dois progenitores) sem o auxilio de laboratórios, o “representante” é Vincent(este tipo de crianças são consideradas inválidas) e a artificial que tem auxilio do laboratório, cujo objectivo se prende com a escolha do ”embrião” mais apto geneticamente(busca da perfeição),o que tem menor probabilidade de aparecimento de doenças e deficiências, que o “representante” é Anton.
2. O que se procura com a programação genética dos seres humanos?
No filme, com a programação genética dos seres humanos, os cientistas tentam reduzir o risco de doenças e imperfeições, fazendo uma escolha e combinação dos melhores genes do património genético dos pais para que o ser nasça quase “perfeito” ou “válido” para a sociedade deste filme, que procura a eugenia.
3. Qual é o facto decisivo que leva Vincent a prosseguir o seu sonho?
Desde criança que Vincent tinha o sonho de ser astronauta, e à medida que os anos passavam, a personagem estudava os livros e procurava estar informado sobre o tema.Desde pequenos que os dois irmãos faziam competições de natação, Anton ganhava sempre ao seu irmão até um dia em que Vincent vence uma das competições, isto motiva Vincent a prosseguir o seu sonho de viajar até ao espaço.
4. Como avalias a personagem de Eugene, que após uma tentativa falhada acaba por suicidar-se?
Eugene constitui uma personagem muito interessante, ele era válido e perfeito, mas apesar disso tinha uma “personalidade fraca”, pois por numa prova não ter alcançado o primeiro lugar (ficou em segundo) não aguentou a frustração de não ter conseguido o seu objetivo, perdeu a vontade de viver.Eugene tenta suicidar-se, esta tentativa falhada leva à sua paraplegia. Reencontra esta motivação ao ajudar Vincent a perseguir o seu sonho, mas nunca se esquece do seu falhanço no passado, e por isso quando Vincent consegue o seu objetivo, Eugene comete suicídio envergando a sua medalha de prata ao pescoço.No meu ponto de vista, toda esta história demonstra que mesmo estes indivíduos gerados artificialmente podem falhar.
5. Em que medida o relacionamento entre a personagem principal e Irene questionam a base de um sistema biologicamente determinado?
O relacionamento de Irene e Vincent questiona a base de um sistema biologicamente determinado.Esta relação mostra que, independentemente do facto de os indivíduos serem pré-preparados ou não, isto não vai alterar a dimensão das emoções e dos sentimentos inerente ao Homem. O Homem é alterado apenas geneticamente, não na sua forma de amar.Irene acabou por se apaixonar por um “filho da Natureza” (um inválido). E, mesmo quando Irene descobre a situação de Vincent, ela aceita-a, continua a relação e ajuda-o a alcançar o seu objetivo.
6. Relaciona hereditariedade e meio na construção do comportamento humano.
O fenómeno da Hereditariedade pode ser definido como o conjunto dos processos biológicos que garantem a transmissão dos caracteres, de geração em geração. Quando se fala de comportamento humano é importante referir os conceitos de genótipo e fenótipo. O genótipo diz respeito ao património genético dos indivíduos, que se encontra codificado no DNA (ácido desoxirribonucleico); o fenótipo prende-se com a interacção entre o genótipo e o meio.Assim, podemos afirmar que o comportamento humano se relaciona com a carga genética dos indivíduos, mas resulta da sua interacção com o meio.