
Sandro Lopes
Iris
Título Original: Iris
País de Origem: Reino Unido / EUA
Género: Drama
Tempo de Duração: 91 minutos
Ano de Lançamento: 2001
Realização: Richard Eyre
Interpretação: Kate Winslet (Iris Murdoch); Hugh Bonneville (John Bayley) Judi Dench (Iris Murdoch) Jim Broadbent (John Bayley)
Sinopse
O filme retrata a vida da escritora e filósofa britânica Jean Iris Murdoch (1919 - 1999), baseado em dois livros biográficos escritos pelo seu marido, o também escritor e professor John Bayley. Em 1950, Iris conhece o seu futuro companheiro, que fica imediatamente impressionado com a ingenuidade e talento artístico da jovem. Surge o namoro que acaba em casamento, que décadas depois, continua vibrante e cheio de amor. Iris tornou-se uma celebridade, mas começa a apresentar os primeiros sintomas do mal de Alzheimer1 , perdendo gradualmente a memória e sofrendo ataques de demência. Apenas o amor de John permanece ao lado de Iris nos últimos dias da sua vida. 1 A doença de Alzheimer, caracterizada pelo neuropatologista alemão Alois Alzheimer em 1907, é uma afeção neurodegenerativa progressiva e irreversível de aparecimento insidioso, que acarreta perda da memória e diversos distúrbios cognitivos. (SMITH, 1999).
Guião de exploração do filme
1. Quais os primeiros sintomas da doença de Alzheimer que Iris evidencia;
Iris começa por esquecer-se frequentemente das palavras, e isso é evidenciado numa conferência que esta faz, sendo uma filósofa e escritora o esquecimento das palavras é algo que se torna preocupante, um outro sintoma da doença evidenciado por Iris é o facto de ela dizer a mesma coisa repetidamente num curto espaço de tempo.
2. Para além do comprometimento da memória, procura identificar no comportamento da protagonista outros sinais da demência como afasia e agnosia;
A Agnosia é a perda ou deterioração da capacidade de reconhecer ou identificar objetos apesar de manterem a função sensorial intacta, por outro lado a Afasia é um distúrbio na formulação e compreensão da linguagem, caracteriza-se por dificuldade em se expressar verbalmente e compreender o que está a ser dito.
Iris durante a evolução da doença começa a não conseguir dizer o nome dos objetos e profissões acabando por dizer para que servem, como é o caso do carteiro que ela diz ser o homem que traz as cartas ou o caso da colher que Iris identifica como sendo para comer.
3. Descreve alterações na personalidade da paciente;
Iris começa a ficar mais agressiva à medida que a doença avança, tornando a sua relação com o marido mais difícil.
4. A paciente não consegue realizar tarefas quotidianas. Identifica-as.
A paciente começa a evidenciar dificuldades na execução de tarefas domésticas simples como lavar a loiça, arrumar a casa ou até mesmo cozinhar.
5. Como interpretar o papel de John Bayley enquanto cuidador?
John Bayley tem um papel importante enquanto cuidador de Iris, sendo o seu marido e amando-a incondicionalmente faz de tudo para a proteger e nunca a abandona, cuidando dela impedindo que ela vá para um lar.
Integra o conteúdo do filme no conceito estruturante de memória enquanto processo cognitivo, nomeadamente na relação entre doenças da memória e esquecimento (Tema 2.)
A memória trata-se do processo de recordar conteúdos que foram adquiridos e armazenados para serem posteriormente utilizados, o processo de aprendizagem depende da memória, pois sem memória não nos podemos recordar daquilo que foi aprendido, logo sem memória estaríamos sempre na fase de aprendizagem. Uma doença de memória é diferente do simples esquecimento, pois o esquecimento dá-se normalmente, o que significa que com o tempo vão-se perdendo alguns dados mnésicos, e com o desaparecimento destes ficamos aptos para adquirir novos conteúdos. Por outro lado, as doenças de memória devem-se a lesões no cérebro ou a deficiências, e enquanto o esquecimento nos permite armazenar nova informação, as doenças de memória não, muito pelo contrário, impedem o armazenamento de nova informação e o esquecimento da velha.